Segundo dados do Grand View Research, Organis e Nielsen, estima-se que o mercado mundial de cosméticos orgânicos chegue a US$ 25,11 bilhões, até 2025. A pesquisa evidencia que 84% das pessoas que utilizam estes produtos, o fazem em decorrência da saúde, e que o meio ambiente é a 6ª preocupação entre os consumidores brasileiros.
Esta é a tendência coerente: o consumidor de orgânicos é consciente e quer produtos realmente naturais, com uma porcentagem significativa de matérias-primas orgânicas. E o selo Natrue, líder na Europa, é um dos principais no mercado global de cosméticos naturais e orgânicos.
A Natrue é uma associação internacional sem fins lucrativos, criada em Bruxelas, no ano de 2007, comprometida com a promoção, a padronização e a proteção do desenvolvimento de cosméticos naturais e orgânicos em escala mundial. Ela estabelece diversas regras que devem ser estritamente seguidas pelos fabricantes de cosméticos ao desenvolverem produtos elegíveis à certificação. Este organismo tem como princípio autorizar apenas matérias-primas naturais ou transformadas, e aponta para um elevado nível de requisitos em termos de normas cosméticas naturais e biológicas e a normalização das normas de rotulagem a nível europeu.
Os cosméticos naturais não devem conter aditivos químicos em sua composição. Portanto, são fabricados, quase que totalmente, por substâncias naturais, como: água, minerais e ingredientes de origem vegetal ou animal. Produtos que possuem uma parcela de materiais permitidos e outra de materiais proibidos, são considerados apenas como cosméticos à base de matérias-primas naturais, ou seja, sua propriedade não é 100% natural.
No caso dos orgânicos, existem dois tipos: os cosméticos orgânicos e os feitos com matérias-primas orgânicas. Os primeiros, seguem a regra de 95%, no mínimo, de matérias-primas certificadas como orgânicas, enquanto os 5% restantes podem ser compostos por água e outros materiais naturais. Já no segundo caso, os cosméticos devem possuir, no mínimo, 70% e, no máximo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas.
Em resumo, um cosmético natural não necessariamente é orgânico; porém, quando um produto é orgânico ele sempre será natural. Um cosmético à base de produtos naturais não pode ser considerado natural. E, o cosmético orgânico possui maior porcentagem de matéria-prima orgânica do que o cosmético apenas feito à base de matéria-prima orgânica.
A QIMA IBD atua como certificadora confiável no mercado de produtos naturais, cumprindo com os critérios de sustentabilidade estabelecidos, contribuindo para uma indústria mais responsável e ambientalmente consciente, seguindo as normativas em vigor específicas. No ramo dos cosméticos, a empresa certificadora possui um acordo inédito e exclusivo de parceria e reconhecimento mútuo com a Natrue Cosmetics, com relação às normas de cosméticos orgânicos e naturais. Ao certificar-se com o selo IBD Cosmeticos, o produtor já estará alinhado e cumprindo com a norma NATRUE, facilitando a via de certificação para este selo.
Para obter o certificado, é necessário seguir um processo de certificação, acesse o passo a passo:
Além da certificação NATRUE, a QIMA IBD ainda oferece os selos para cosméticos:
Por ser uma empresa respeitada no mercado dos orgânicos, a QIMA IBD oferece aos clientes auxílio nos ciclos de requerimento e de auditoria, bem como análise, manutenção e monitoramento do documento e das atividades. Ela não só verifica o uso e a exibição corretos de certificados e marcas de conformidade do organismo de acreditação nos rótulos de produtos, mas também nos materiais de comunicação, tais como: websites, anúncios, folders, brochuras, cartões de visita, entre outros meios de divulgação informativa.
Para a aprovação e certificação NATRUE, os produtos devem ser classificados como:
A certificação é baseada na observância de cada passo da cadeia de suprimentos. Durante a auditoria, antes da certificação, os peritos analisam as políticas e os processos operacionais para estabelecer conformidade com os princípios e critérios de cosméticos naturais:
Diretrizes atendidas:
Ao certificar as operações, os produtores, processadores, comerciantes, fabricantes, varejistas, investidores e organizações ganham vantagem competitiva no mercado global, já que provam cumprir com os fatores de produção e de fornecimento exigidos pelo selo europeu.
As principais vantagens de possuir a certificação de QIMA IBD Cosméticos são:
Além disso, na obtenção do certificado junto à QIMA IBD, os agentes envolvidos nas cadeias produtivas de produtos naturais e orgânicos irão se beneficiar da experiência, do comprometimento e do reconhecimento que tem a própria empresa certificadora, líder no segmento.
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