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05 nov 2024

Estudo de Caso – Certificação destaca liderança da Fazenda Amway Nutrilite do Brasil na produção de acerola orgânica

Líder mundial na produção e venda de suplementos vitamínicos e minerais, a Nutrilite é a única marca que semeia, cultiva, colhe, seleciona e processa plantas ricas em nutrientes nas suas fazendas orgânicas. A unidade do Brasil é certificada pela QIMA/IBD e possui grande relevância para o grupo.

 

 

Fundada nos Estados Unidos em 1934 pelo Dr. Carl F. Renhborg, a NUTRILITE™ surgiu a partir das observações da saúde das pessoas que moravam no campo e das que habitavam na zona urbana. Dr. Rehnborg, notou que os indivíduos da cidade desenvolviam mais problemas de saúde do que os da zona rural, devido à ingestão de alimentos menos naturais. Com isso, ele desenvolveu o primeiro polivitamínico multimineral da América do Norte, chamado Vita 6, feito com alfafa, que é o logotipo da marca.

Além de comprovar o potencial dos botânicos, Dr. Rehnborg acreditava que esses deveriam ser produzidos seguindo práticas agrícolas que promovessem a saúde do homem e o respeito aos recursos naturais. Desse modo, para o cultivo dos botânicos, adquiriu propriedades no Brasil, México e Estados Unidos, adotando práticas orgânicas e regenerativas, garantindo a qualidade e rastreabilidade dos seus produtos, desde a produção da matéria-prima até a entrega ao consumidor.

A fazenda Amway Nutrilite do Brasil foi adquirida em dezembro de 1997, quando um protocolo de intenções foi assinado pela Nutrilite e o Estado do Ceará, iniciando as operações em abril do ano seguinte. A escolha do Ceará deu-se por fatores como: posição geográfica para escoamento do produto, disponibilidade de água, energia, solo e condições climáticas da região.

No Brasil, a Nutrilite contribui para a empregabilidade direta e indireta de aproximadamente 10 mil pessoas, que desempenham papéis determinantes nas atividades de produção integrada de terceiros, produção interna e processamento da acerola.

Em seus 90 anos de existência, a empresa passou por diversas transformações e se manteve no topo da comercialização de vitamínicos e minerais. Atualmente, seus produtos são elaborados pela Access Business Group, uma subsidiária da Alticor, e comercializados globalmente pela Amway, a maior empresa de vendas direta do mundo.

No Brasil, para venda a terceiros, a Nutrilite possui sua marca própria, a Nutribotânica, que produz e entrega ingredientes naturais de alta qualidade, principalmente extrato de acerola em pó, suco concentrado de acerola, fibra de acerola em pó, agrião em pó, eclipta alba e semente de chia branca. Suas transações comerciais são voltadas para fornecedores, com ênfase na Europa, América do Norte e na Ásia.

Excelente antioxidante e rico em polifenóis e fibras, os ingredientes comercializados são recomendados para aplicação em produtos alimentícios, nutracêuticos, cuidados pessoais, suplementos, entre outros. São cultivados e processados na própria fazenda e indústria em Ubajara-CE, oferecendo segurança e confiabilidade aos Clientes. Além disso, possui certificação FSSC 22000, Comércio Justo Fair for Life, Kosher, Halal e o Organico (BR/CE/US), este último atestado pela QIMA/IBD.

O desafio

 

 

Um estudo divulgado pela Embrapa em 2021 revelou que o Brasil enfrenta um alarmante consumo anual de agrotóxicos, ultrapassando as 300 mil toneladas de produtos comerciais. Internacionalmente, esse número chega a preocupantes 2,5 milhões de toneladas. A Serra da Ibiapaba, região do Ceará que está localizada a Nutrilite, é a região que mais se aplica agrotóxico no estado. Esses dados destacam a urgência de uma abordagem sustentável e cuidadosa em relação ao uso de agroquímicos, considerando os impactos ambientais e de saúde associados a essa prática intensiva.

Desde 1999, todas as fazendas da empresa têm adotado de maneira criteriosa as diretrizes que fortalecem a gestão e fomentam o respeito aos recursos naturais. Nesse contexto, um dos desafios centrais residia em comunicar aos clientes não apenas os atributos distintivos da marca, mas também em esclarecer as características do produto que estavam sendo consumidos. Os representantes da Nutrilite reconheciam que a obtenção do selo orgânico não apenas validaria, mas também ressaltaria o compromisso sólido da empresa com a sustentabilidade, proporcionando aos consumidores a garantia de que estavam escolhendo produtos que atendem aos mais elevados padrões ambientais.

Por atender aos exigentes mercados estrangeiros, e contrapondo esses números críticos de uso de agrotóxicos na agricultura brasileira, a Nutrilite necessitava atestar que seus produtos e processos eram orgânicos e naturais, atendendo às normas vigentes no exterior. E, para isso, precisavam encontrar uma certificadora que suprisse tal demanda. “Precisávamos comunicar que os produtos vão muito além do fato de não conterem agrotóxicos, pois trazem em seu processo de produção questões culturais, sociais e ambientais que, até então, não eram percebidos pelos consumidores”, afirma Eder Paulino, supervisor da qualidade da Nutrilite.

A escolha

 

Atendendo às demandas do mercado internacional, a Nutrilite fez a escolha da QIMA/IBD em 2002 para dar início ao processo de certificação orgânica. Essa decisão foi motivada, primeiramente, pela conformidade das credenciais com as exigências da América do Norte, especialmente nos EUA, e da Europa. Além disso, a seleção da QIMA/IBD se deu em virtude de ser uma empresa brasileira, valorizando o cenário nacional, além de facilitar a comunicação inicial.

Atualmente, a certificação orgânica junto à QIMA/IBD atesta o padrão de qualidade da marca, atende aos requisitos de produção e processamento de acordo com os esquemas do Brasil, Europa e Estados Unidos. Para Eder Paulino, “este certificado segue fortalecendo os conceitos de agricultura sustentável, respeito à saúde das pessoas, viabilidade econômica e responsabilidade ambiental, agregando valor ao nosso produto”.

Conquistas com a certificação

 

Hoje, as unidades produtivas da Nutrilite apresentam uma grande diferença das características do passado, a exemplo do próprio solo, que a cada dia se torna mais fértil e produtivo, devido às práticas de regeneração aplicadas desde o início da operação. Com a certificação orgânica, as melhorias estão sendo ainda mais aparentes, comprovando que, tanto os produtos quanto os processos e demais competências da empresa e das fazendas, seguem um exigente padrão de qualidade, atendendo aos requisitos de produção orgânica.

 

 

Segundo Eder, a parceria com a QIMA/IBD e, consequentemente com a adesão da certificação orgânica, ajudou a Nutrilite a alcançar alguns marcos em sua trajetória:

  • Suplemento alimentar vitamínico n°1 do mundo (o mais vendido globalmente), onde boa parte dos ingredientes são fornecidos pela unidade do Brasil;
  • Grande relevância no mercado, com a comercialização sendo realizada pela Amway, a maior empresa de vendas diretas do mundo;
  • Ingredientes (sendo a acerola o carro-chefe) presente em mais de 60% dos produtos da Amway;
  • Nutrilite como a maior processadora de acerola orgânica do mundo;
  • Impacto nos produtores convencionais, visto que muitos migraram para o orgânico com a influência da Nutrilite;
  • Mais de 150 produtores certificados, com aproximadamente 800ha de acerola plantada;
  • Surgimento do Procompet (Programa de Competitividade) com o objetivo de fomentar a agroindústria, fornecendo treinamento e assistência técnica gratuita para os produtores;
  • Promoção e estímulo ao desenvolvimento e ao estudo, com a oferta de bolsas para os colaboradores, onde 42% possuem nível superior;
  • Experiência compartilhada: projetos de pesquisas compartilhados gratuitamente com os produtores;
  • Premiação pela GPTW (Great Place to Work), desde 2016, como a melhor empresa para se trabalhar em âmbito nacional e, em 2023, sendo a 12ª melhor media-multinacional do Brasil, 2ª melhor do agro e 1ª no Ceará;Selo FIA Employee Experience – FEEx, Iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) que visa reconhecer as empresas que mais investem nos ambientes de trabalho para que sejam, ao mesmo tempo, saudáveis, agradáveis e produtivos, através de uma ótima experiência de seus funcionários.

Reconhecimento do Globo Rural como a fazenda mais sustentável do Brasil, na categoria de grandes propriedades, tendo o orgânico como grande influenciador deste prêmio e a acerola como matéria-prima principal.

Os benefícios da fruta vão além do valor nutricional. “Além de possuir um teor de vitamina C superior a outras culturas, como por exemplo a laranja, a acerola oferece uma vantagem de preço na compra, tornando-a uma opção mais econômica para empresas que buscam expandir suas operações de exportação de vitamina C natural”, explica Eder.

Para efeitos de comparação, segundo testes realizado pela própria empresa e literatura, a acerola possui aproximadamente 60 vezes mais vitamina C do que a laranja. De acordo com a  Organização Mundial da Saúde (OMS), para pessoas acima de 19 anos, é recomendado o consumo de 45 mg de vitamina C por dia.

 

 

Resultados

 

O projeto da Nutrilite envolvendo os orgânicos foi o 11° do estado do Ceará a ser certificado pela QIMA/IBD, e a empresa de suplementos é uma das maiores clientes da certificadora em história de serviços oferecidos. De acordo com Eder Paulino, durante os 21 anos de parceria, as maiores dificuldades envolveram as alterações de legislação que ocorreram nesse tempo de trabalho. “Nosso relacionamento com a QIMA/IBD sempre foi muito positivo; tivemos momentos de mudanças nas leis, o que gerou retrabalhos para ambas as empresas; mas a certificadora sempre foi muito solícita e empenhada em nos auxiliar”, afirma o supervisor da qualidade da Nutrilite.

Alexandre Harkaly, Diretor de Integração na QIMA/IBD, expressa sua satisfação ao celebrar uma parceria duradoura de mais de duas décadas e destaca o comprometimento da certificadora em se adaptar às mudanças. Ele ressalta: “Na QIMA/IBD, acreditamos que é nossa responsabilidade identificar as transições normativas. O cumprimento das normas é fundamental, e estamos aqui para oferecer o serviço necessário, garantindo que clientes como a Nutrilite atendam aos regulamentos de maneira eficaz”.

Essa abordagem  também impactou positivamente os produtores. Eder destaca que a região da fazenda, historicamente, esteve predominantemente voltada para a agricultura convencional, incluindo o uso regular de agrotóxicos. Contudo, mesmo diante desse cenário, observou-se uma significativa adesão de produtores à agricultura orgânica, evidenciando o crescimento do trabalho da Nutrilite, principalmente a partir da certificação, com as práticas de comércio justo e com a expectativa de atuação na agricultura regenerativa.

“Eu recomendo a QIMA/IBD por ser uma certificadora que nos dá abertura, nos ouve quando temos necessidades, e da qual conseguimos acessar pessoas que estão dispostas a nos ajudar a resolver os problemas. E, por ser uma empresa nacional de tão grande relevância, é motivo de orgulho ter essa troca de cooperação para o nosso crescimento”, finaliza Eder.