O ISCC (Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono) é o primeiro programa avançado de certificação em biomassa e bioenergia a ser reconhecido. É um sistema que abrange todos os tipos de matérias-primas e fontes renováveis.
Dentre as principais vantagens, o certificado garante que as empresas participem como membros integrais de uma cadeia de suprimentos certificados pela RED (Diretriz da Energia Renovável) e se fortaleçam comercialmente, aumentando sua posição no mercado. Além disso, o ISCC auxilia as organizações a atestar sua responsabilidade com o meio ambiente.
O processo de certificação ISCC é bem simples. Basta solicitar uma proposta e, se tudo estiver de acordo, a empresa passa pelas etapas de pré-avaliação, registro online, auditoria e, por fim, a decisão de certificação. Ao ser aprovado, é emitido um relatório com as decisões que, ao ser homologado, é automaticamente enviado ao ISCC.
O ISCC pode ser aplicado em vários mercados, para todos os tipos de culturas agrícolas, seus derivados e renováveis, incluindo o setor de bioenergia, o mercado de alimentos, ração para animais e o mercado de produtos químicos.
Na cadeia de suprimentos, a rastreabilidade é essencial para garantir a diligência do sistema, que pode envolver: agricultores, comerciantes agrícolas, fábricas de óleo, engenhos de açúcar, produtores de etanol, depósitos de biomassa, entre outros candidatos habilitados no estágio de custódia da biomassa. Assim, os escopos desse tipo de certificação distinguem os agentes da cadeia como sendo:
A QIMA IBD fornece serviços de certificação e auditoria para garantir a conformidade das empresas com os padrões de sustentabilidade estabelecidos pelo ISCC, promovendo assim a transparência e a confiança na cadeia de fornecimento de biomassa, biocombustíveis e produtos relacionados.
E, cientes da atuação do Sistema Internacional de Certificação de Carbono e Sustentabilidade (ISCC), os responsáveis pela certificação divulgaram ações e projetos da organização que auxiliam no cumprimento dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e, por consequência, influenciam positivamente outros setores.
O ISCC garante que:
Requisitos elevados de rastreabilidade asseguram que a biomassa possa ser rastreada ao longo de toda a cadeia de abastecimento. Além disso, o ISCC fornece metodologias para calcular os balanços de massa e verificar as emissões de gases de efeito estufa ao longo da cadeia de suprimentos.