A Plataforma SAI (Iniciativa para a Agricultura Sustentável) destaca-se como uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002, cujas principais ações globais estão ligadas ao setor de alimentos e bebidas, visando promover a prática sustentável na agricultura. Ela possui três possíveis estratégias de implementação:
A decisão é feita com base nas necessidades e capacidade dos agricultores, fornecedores e compradores.
O projeto se desenvolve através da FSA (Avaliação de Sustentabilidade da Fazenda), uma ferramenta que padroniza a avaliação dos produtores e permite que as empresas avaliem e melhorem a sustentabilidade em suas cadeias de suprimentos. Desde sua criação em 2014, o recurso se tornou reconhecido internacionalmente, pois valida o compromisso da companhia com um modelo de produção socialmente justo e ambientalmente correto.
Também, a FSA fornece transparência aos compradores de ingredientes agropecuários, em meio à crescente gama de sistemas sustentáveis. Os fazendeiros participantes, ainda recebem orientações adicionais para o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento de um plano de melhoria contínua.
A QIMA IBD desempenha um papel fundamental no mercado de avaliação de sustentabilidade agrícola, atuando como uma importante referência e provedora de serviços nessa área. A empresa oferece soluções abrangentes de avaliação e certificação de práticas sustentáveis na agricultura, ajudando a promover a transparência, a responsabilidade ambiental e social, e a garantir a conformidade com os padrões e requisitos estabelecidos para a sustentabilidade agrícola. Com sua expertise e conhecimento especializado, a QIMA IBD contribui para a promoção e o desenvolvimento de uma cadeia de valor agrícola mais sustentável e consciente.
Na busca por melhorias no desempenho, na redução de custos e no oferecimento de produtos agrícolas cada vez mais sustentáveis, alcançando mercados cada vez mais exigentes, produtores e empresas de bebida e alimentação estão aderindo à tendência mundial da Plataforma SAI e sua ferramenta FSA.
A FSA pode ser utilizada em todas as áreas de cultivo agrícola em qualquer parte do mundo. Ela é aplicável a todos os tipos de sistemas agro, tamanhos de propriedades e níveis de sofisticação profissional e desempenho em sustentabilidade. Para ser um membro, é fundamental que o solicitante aprenda sobre o processo de certificação e seus protocolos, entenda os conceitos que formaram os fundamentos dos requisitos e saiba os principais pontos da legislação vigente na parte trabalhista, ambiental e social em sua propriedade, bem como os pontos comuns entre a norma, como análises de riscos e melhoria contínua, e como isto conversa com o dia a dia do gestor da certificação, para que, assim, se prepare para o processo de auditoria.
A ferramenta pode ser aplicada em uma única fazenda, em um grupo de fazendas ou em um grupo de fazendas juntamente com seu comprador de primeiro nível. E, para implementar a FSA, é comum que diferentes pessoas trabalhem em conjunto. Dentro da FSA, cada uma delas desempenha um papel específico para assegurar uma aplicação consistente e eficaz da FSA.