Saiba mais sobre como se certificar e solicite os documentos necessários para iniciar seu processo de certificação.
Para atender às exigências da certificação, o IBD conta com uma equipe especializada de inspetores que fiscalizam as propriedades agrícolas e os processos de produção para verificar se o produto está sendo cultivado e/ou processado de acordo com as normas de produção orgânicas e biodinâmicas.
A certificação exige uma série de cuidados, como a desintoxicação do solo por 1 a 3 anos para áreas em transição de agricultura química para orgânica, a não utilização de adubos químicos e agrotóxicos, a obediência a aspectos ecológicos (manutenção de Áreas de Preservação Permanente por exemplo com a recomposição de matas ciliares) e a preservação de espécies nativas e mananciais, o respeito às reservas indígenas e às normas sociais baseadas nos acordos internacionais do trabalho, o tratamento humanitário de animais e para o protocolo Fair Trade Ecosocial, o envolvimento com projetos sociais e de preservação ambiental.
O processo de certificação tem uma importância fundamental na viabilização da agricultura orgânica, sendo uma importante ferramenta no processo de desenvolvimento da consciência ecológica e social. Nesse sentido, o IBD, ciente de sua responsabilidade enquanto agente de transformação social vem financiando apoia projetos de pesquisas no campo agrícola e de assessoria e acompanhamento de projetos de pequenos agricultores.
Auditoria
Exercendo um monitoramento constante, o IBD atua promovendo o equilíbrio entre a atividade econômica e a preservação da natureza. Nos protocolos de certificação socioambiental, grandes projetos certificados possuem programas de reflorestamento e de proteção à vida selvagem, como por exemplo, a manutenção de viveiros com essências nativas para serem utilizadas na recomposição de matas ciliares, corredores ecológicos e proteção de recursos hídricos, programas de prevenção a incêndios em áreas de vegetação nativa e a criação de espécies animais com risco de extinção para posterior devolução ao seu habitat.
A certificação vem contribuindo com um processo de profundas transformações no ambiente agrícola e industrial. Ações de responsabilidade social são estimuladas e as empresas são motivadas a concederem salários justos, condições dignas de trabalho, treinamento e reciclagem profissional, causando um impacto positivo na elevação da qualidade de vida dos trabalhadores.
Agricultura familiar
A agricultura orgânica e socioambiental tem incentivado, entre os agricultores familiares, o uso de sistemas de produção que aproveitam as árvores, os assim chamados sistemas agroflorestais, que têm se apresentado como uma alternativa para a sustentabilidade ecológica e energética.
Além disso, viabiliza-se a participação de pequenos produtores no processo de certificação, incentivando a criação de grupos. Os agricultores são, reconhecidamente em muitos casos, os mantenedores dos ecossistemas, conservando e preservando as matas, rios, bosques e animais silvestres.
Segmentos Atendidos