A QIMA IBD, enquanto entidade certificadora de produtos, processos e serviços, tem as suas entidades legais acreditadas por diferentes entidades acreditadoras.
IBD Certificações
O IBD Certificações (Número de acreditação OCP 0076) é acreditada de acordo com a ISO/IEC 17065 – Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) para a certificação de Produtos Orgânicos – Instrução Normativa MAPA nº 19, de 28/05/2009.
A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil.
A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) para desenvolver suas atividades de acordo com requisitos preestabelecidos.
O IBD Certificações (Número de contrato 14) é credenciado de acordo com a ISO/IEC 17065. Os requisitos para Organismos de Certificação de Produtos, Processos e Serviços estão estabelecidos no Regulamento (UE) 2018/848 e seus atos secundários. As categorias da UE e os países recomendados pelo IOAS, conforme definido no Regulamento UE 2018/848, Artigo 35.(7), podem ser consultados no regulamento (UE) 2021/1378.
A IOAS é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1997 pela IFOAM. Seu objetivo principal é promover a agricultura orgânica globalmente, credenciando certificadoras e informando o público sobre métodos de produção orgânicos e práticas sustentáveis. A IOAS também contribui para o estabelecimento de padrões e requisitos para a certificação de produtores, oferece mecanismos de avaliação e acreditação para entidades certificadoras e colabora com organizações privadas e governamentais para regular o comércio de produtos e serviços certificados. Além de desempenhar um papel fundamental na promoção e validação da agricultura orgânica em todo o mundo.
O IBD Certificações (Número de acreditação 223) é acreditada de acordo com o NOP USDA – Requisitos para organismos de certificação de produtos, processos e serviços pela USDA NOP (National Organic Program) para a certificação de produtos orgânicos em produção primária vegetal, processamento de produtos de origem vegetal, produção primária animal e extrativismo vegetal.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), através do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS), atua em mais de 90 países para facilitar o acesso global dos produtos dos EUA. O Programa Orgânico Nacional (NOP), supervisionado pelo USDA, desempenha um papel essencial no apoio à agricultura e produção de alimentos orgânicos nos EUA. Ele estabelece normas e regulamentos para práticas e rotulagem de produtos orgânicos, garantindo a integridade desde a produção até o consumo pelos consumidores. O NOP atende à crescente demanda por transparência e práticas agrícolas sustentáveis, proporcionando diretrizes claras aos produtores e confiança aos consumidores em busca de opções orgânicas.