Desvendando a excelência nas certificações orgânicas: confiança e qualidade com a QIMA IBD
A certificação orgânica surgiu como resultado do anseio por práticas agrícolas e alimentares equilibradas e harmoniosas, à medida que a consciência ambiental e a responsabilidade social se fortaleciam. A QIMA IBD (anteriormente conhecida como IBD Certificações) emergiu como uma força pioneira, comprometida em promover práticas agrícolas éticas e produtos saudáveis. O mercado de orgânicos no Brasil tem crescido significativamente, com o país ocupando o 4º lugar como maior consumidor global desses produtos. Segundo um estudo recente, o consumo de orgânicos no Brasil aumentou de 19% para 31% entre 2019 e 2021.
A regulamentação do SisOrg exige que produtos 'orgânicos' tenham no mínimo 95% de ingredientes orgânicos, e os 'feitos com ingredientes orgânicos' 70%. Produtores precisam do Certificado de Produtor Orgânico, obtido por auditorias do Ministério da Agricultura ou pelo Sistema Participativo de Garantia. Agricultores familiares em organizações de controle social cadastradas no MAPA estão dispensados ao venderem diretamente aos consumidores.
Clique aqui para saber mais!
O Selo Orgânico QIMA IBD certifica produtos orgânicos do Brasil, seguindo padrões internacionais. Para obter o Selo, os produtores devem seguir padrões e normas que incluem a proibição do uso de agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes químicos, além de incluir critérios socioambientais, como a preservação da biodiversidade, o respeito aos direitos dos trabalhadores rurais e a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas. . Este selo tem validade tripla, cumprindo as normas Orgânico Brasil, USDA Organic e EU Organic.
Clique aqui para saber mais!
Regulamentadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho em 2018, as regras de produção e rotulagem orgânica (n.º 848) garantem que produtos dessa categoria atendam todas as certificações para o Mercado Comum Europeu. O certificado abrange produtos vegetais, animais e processados, visando proteger o ambiente, biodiversidade e bem-estar animal, é destinada ao setor agroalimentar. Desde 1999, a QIMA IBD está credenciada para essa certificação, impulsionando projetos orgânicos para exportação à Europa.
Clique aqui para saber mais!
Certifica conformidade com normas do Departamento de Agricultura dos EUA. Padrões orgânicos promovem práticas que conservam recursos e biodiversidade, significando que essas operações devem manter ou melhorar o solo e qualidade da água, ao mesmo tempo que conserva zonas húmidas, florestas e vida selvagem. O programa NOP existe desde 2002, com a QIMA IBD certificando produção orgânica desde o início, prestando serviços ao USDA e ao seus clientes, facilitando exportações para os EUA.
Clique aqui para saber mais!
O credenciamento da IFOAM é o programa de acreditação voluntário totalmente internacional para organismos de certificação ativos na agricultura orgânica, aplicado por meio de uma auditoria pelo IOAS (International Organic Accreditation Service), confirmando o atendimento das normas internacionais da IFOAM, garantindo o comércio justo e ordenado de produtos orgânicos.
Selo de sustentabilidade sueco para alimentos e bebidas, baseado nos princípios da IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos da Agricultura Orgânica), com padrões especialmente altos para bem-estar animal, saúde, responsabilidade social e impacto climático. Portanto, este certificado atesta que toda a produção de alimentos deve ser econômica, ecologicamente e socialmente sustentável e atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. As recomendações desta certificação devem ser seguidas além das requeridas pela EU-Organic.
Único organismo de certificação de alimentos orgânicos na Coréia que nunca foi sujeito a medidas administrativas. Foi designada como ISO17065 e IFOAM desde 2006, e é a melhor instituição na Coreia que foi selecionada como uma excelente instituição por cinco anos consecutivos desde 2018, quando o Serviço Nacional de Gerenciamento de Qualidade de Produtos Agrícolas conduziu um sistema de classificação. Com base na experiência e confiabilidade da DCOK Dolnara Organic Certification Korea, o mais antigo órgão de certificação ecologicamente correto com uma tradição de 20 anos, fornece o melhor serviço de certificação de manipulador de reembalagem inteligente usando o sistema (clouding, etc.).
Atesta a conformidade dos produtos agrícolas e alimentos processados com os padrões agrícolas japoneses para plantas orgânicas e alimentos orgânicos processados de origem vegetal. Para este programa a QIMA IBD trabalha conjuntamente com a CERES aprovada desde o inicio do programa orgânico do Japão.
Bem popular no mercado europeu, o Naturland é um selo privado de orgânicos da Alemanha. Com padrões exigentes e rigorosos de mercado, esta certificação vai além dos requisitos da EU-Organic; por isso é ideal para agricultores e processadores que desejam colocar produtos orgânicos de alta qualidade no mercado alemão. Além de estar comprometida com a produção de alimentos, a Naturland também está envolvida com os setores da silvicultura orgânica, da fabricação têxtil e de cosméticos, entre outros.
Essa regulamentação é responsável por supervisionar a produção e o comércio de produtos orgânicos, tanto nacionais quanto importados, destinados ao mercado chinês. É composta por quatro seções fundamentais que estabelecem as diretrizes para o sistema de produção, processamento, rotulagem e gestão de produtos orgânicos, bem como das instalações certificadas. Abrange uma ampla gama de produtos, incluindo culturas agrícolas, cogumelos, plantas silvestres, gado e aves, produtos da aquicultura, produtos têxteis e seus derivados não processados, entre outros. Ela estabelece as normas e os critérios necessários para que esses produtos possam ser considerados orgânicos, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos alimentos e outros produtos para os consumidores chineses. Trabalhamos em conjunto com a certificadora Chinesa FOFCC com auditores aprovados no Brasil.
A Regenerative Organic Certified (Certificação Orgânica Regenerativa) é uma certificação para ingredientes alimentícios, fibras e cuidados pessoais que representa o mais alto padrão para a agricultura orgânica no mundo, com requisitos rigorosos para os três principais pilares da agricultura orgânica regenerativa: saúde do solo, bem-estar animal e justiça social. A Certificação Regenerative Organic Certified® utiliza o padrão USDA Certified Organic como base. Além de incorporar critérios e benchmarks importantes que incorporam os três pilares em uma única certificação. ROC é o mais novo programa orgânico e o IBD está no seleto rol de certificadoras aprovadas.
Essa certificação abrange a produção agrícola biodinâmica, que se destaca por não utilizar fertilizantes sintéticos, agentes químicos de proteção de plantas ou aditivos artificiais. Além disso, exige a implementação de medidas específicas para fortalecer os processos vitais do solo e dos alimentos. Trata-se do primeiro selo de certificação no mundo, seu principal mercado é Europa e Estados Unidos e no Brasil já há mais de 200 unidades produtoras certificadas.
Informações Adicionais
O uso do selo IFOAM ACCREDITED é opcional.
Para re-certificação é necessário se realizar: