A 29a edição da Hortitec ocorreu de 19 a 21 de junho e a QIMA IBD e seus clientes estiveram presentes. Saiba mais.
A 29a edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, a Hortitec, aconteceu de 19 a 21 de junho de 2024 em Holambra, São Paulo, e a QIMA IBD esteve presente em peso. “Esta feira está se consolidando como referência para a exposição e promoção de insumos na agricultura. Não só da agricultura em geral, mas da agricultura orgânica também,” disse Alexandre Harklay, Diretor de Integrações Estratégicas da QIMA.
A Hortitec se consolidou como o maior evento horitfrutícola da América Latina durante os anos, mas nasceu da ideia de um grupo de empresários que queria trazer para o Brasil o modelo das exposições no exterior, providenciando uma interação entre os participantes e as empresas expositoras, facilitando o diálogo e os negócios. Ano passado, em 2023, foram aproximadamente 400 empresas e mais de 30 mil visitantes no evento. Este ano, 30.400 visitantes participaram do evento, junto de 500 empresas expositoras, movimentando um volume de negócios estimado em R$ 450 milhões.
A Hortitec se consolidou mais uma vez com a presença dos mais importantes fornecedores de estufas, máquinas, equipamentos e insumos diversos, abrindo as portas para visitantes verem as mais inovadoras tecnologias em termos de produtos e serviços, e como um ponto de encontro entre cliente e empresa, para troca de informações e realização de negócios.
“Mais de dez anos de participação nossa na feira, e ela é super importante para os nossos negócios. São mais de 500 insumos certificados, e boa parte deles se encontra aqui na feira,” comentou Alvaro Garcia, Gerente Estratéfico de Novos Negócios da QIMA.
Dentro do nosso estande no evento, vários de nossos clientes estiveram presentes: Biocarbo, Matrine (produto da empresa Dinagro), Momentive, Massari Fértil, Arko, Calcário Diamante, Vitas e Naturtvita. “É muito gratificante participar dessa feira, e apresentar alternativas sustentáveis para os produtores não apenas orgânicos, mas sustentáveis e aqueles que têm uma preocupação em fazer uma agricultura mais sustentável,” concluiu Garcia.
Com o público altamente especializado no business, o destaque da feira ficou no aprimoramento na produção de HF a partir da incorporação de médio e longo prazo das tecnologias apresentadas. A capacitação também teve grande espaço no evento, com paineis abordando “Máquinas para a Agricultura Familiar” pela Embrapa e Ibrahort, e o Sebrae oferecendo uma intensa programação de palestras e rodadas de negócios aos visitantes.
“Aqui, o produtor pôde conhecer tudo para melhorar sua produção, desde sementes e mudas, fertilizantes e defensivos, até as últimas novidades em maquinários e sistemas focados em aumentar a produtividade, economizar água e energia, além de considerar as questões de inovação e sustentabilidade,” disse Renato Opitz, diretor geral da Hortitec.
Para a QIMA IBD, o evento foi de grande aproveitamento, permitindo-nos criar uma plataforma para nos conectar aos nossos atuais clientes e possíveis futuros clientes, colocando em destaque os serviços da QIMA IBD. Mas o caminho de desenvolvimento ainda é longo, e a QIMA IBD estará presente em todos os passos dele.
“Para vocês terem uma ideia, o Brasil hoje tem algo em torno de 500 a 600 insumos certificados. Em mercados como dos Estados Unidos, já existem mais de 5.500 insumos certificados, então nós temos um longo caminho de desenvolvimento desse mercado de insumos certificados,” disse Harklay.
Agora que o evento acabou, olhamos para frente, ansiosamente para o próximo evento em 2025, que já está marcado para acontecer de 25 a 27 de junho de 2025, também em Holambra, São Paulo. Nossas preparações já começaram, e nós continuamos a treinar e desenvolver soluções para a indústria de alimentos mais a cada dia.
“Ano que vem, estaremos presentes mais uma vez,” afirmou Garcia. “Grato pela participação e presença de quem nos visitou e pôde conhecer mais do trabalho que a gente faz.”