Ao fazerem a escolha de produtos orgânicos, os consumidores têm critérios específicos em mente, como a ausência de pesticidas artificiais, modificações genéticas ou fertilizantes à base de petróleo, além da garantia de não haver contaminação cruzada durante a produção. A Certificação Orgânica do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA Organic Certification) oferece aos clientes a mais alta qualidade e transparência em todos os aspectos da produção.
Em nosso portfólio, proporcionamos serviços de inspeção e certificação orgânica credenciados pelo USDA, em conformidade com o Programa Orgânico Nacional (NOP). Este programa estabelece padrões abrangentes para a produção, manuseio, rotulagem e fiscalização de produtos orgânicos.
O mercado global de produtos orgânicos tem crescido consistentemente há mais de duas décadas. Em 2000, as vendas anuais globais de alimentos e bebidas orgânicos totalizaram US$ 18 bilhões. Atualmente, esse valor ultrapassa os US$ 100 bilhões, com previsão de crescimento anual de 10%.
O acesso a esse mercado em expansão proporciona oportunidades de lucro ampliadas para fazendeiros, fabricantes de alimentos e outros produtores orgânicos. Além de elevar o valor financeiro, os produtos orgânicos têm maior probabilidade de obter financiamento e assistência técnica. A certificação do USDA abrange uma ampla gama de produtos agrícolas, desde alimentos frescos até cosméticos.
O NOP estabelece regulamentos para a criação e manejo de plantações, gado e aves. Para obter o selo USDA Organic ou rotular um produto como “orgânico”, é essencial cumprir os requisitos, que incluem:
Produtos com pelo menos 95% de conteúdo orgânico podem ser rotulados como “orgânicos” e exibir o selo USDA Organic. Produtos com 70% de conteúdo orgânico podem ser rotulados como “feitos com” ingredientes orgânicos, mas não são autorizados a utilizar o selo USDA Organic.
O primeiro passo é adotar métodos de produção orgânicos. Como uma agência certificadora credenciada pelo USDA, a QIMA IBD pode ajudar no processo. As exigências incluem:
Após a certificação, inspeções anuais são necessárias para manter o selo USDA Organic ou a designação de produtos como orgânicos.