Notícias

voltar para a home
3 | Abril

IBD

publicado em 03/04/2018

Startup busca produtores para fazer certificação de produtos orgânicos


No sítio do produtor Ivan Salies Júnior, no bairro do Castanho, em Jundiaí, o cultivo de legumes e hortaliças é todo feito no sistema orgânico, sem uso de agrotóxicos. Apesar dos cuidados na produção, ele ainda não tem nenhum selo ou certificado. Por isso, a comercialização só pode ser feita diretamente com o consumidor. Em busca de novos mercados para escoar sua produção, Ivan está começando o processo para certificação com o IBD, uma das maiores certificadores de produtos orgânicos e biodinâmicos do Brasil com o selo “Orgânico Brasil”. O incentivo para a certificação ganhou força quando o produtor foi procurado pelos agrônomos Lucas Vicente e Filipi Rodrigues, idealizadores da startup Seo Salada. “Trabalhamos com produtores locais, levando seus produtos para o consumidor da cidade e Região. Nesse processo, percebemos uma grande demanda por orgânicos. Mas os produtores daqui estão organizados em uma OCS, e só podem fazer a venda direta”, explica Filipi Rodrigues.
 
Segundo Ivan, o selo é essencial para quem quer crescer e ampliar as vendas, apesar do custo que a certificação demanda (normalmente são feitas duas auditorias por ano, com custo em torno de R$ 2 mil). “A OCS é interessante, mas limita a comercialização. O selo, além de abrir o mercado, dá credibilidade para o produto. A certificação por auditoria é uma saída para o pequeno agricultor”, destaca o produtor, afirmando que a ideia é formar um grupo de produtores orgânicos da cidade para buscar a certificação em conjunto. Para incentivar os produtores a se certificarem, a startup, em parceria com o IBD e apoio da Prefeitura de Jundiaí, vai promover no dia 4 de abril uma palestra sobre o processo de certificação orgânica para os produtores jundiaienses interessados em fazer parte do grupo e obter o selo. “Vamos mostrar o que é a certificação, como fazer para obter, explicar a burocracia. Não é nada técnico”, adianta Filipi.
 
O selo “Orgânico Brasil” nos rótulos ou embalagens, reforça o agrônomo, assegura que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica, tendo sido submetido por um procedimento de certificação, conduzido por uma certificadora devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura e credenciada pelo Inmetro. A palestra está marcada para às 18h30, no auditório do Paço Municipal. Mais informações pelos telefones: (11) 97771-6933 ou (11) 94396-4621.

Fonte: http://www.jj.com.br/economia/19178/

Eventos

27 | Setembro

Cursos

Packaging on the Road

02 | Outubro

Cursos

Curso Embalagens Papel Cartão
mais eventos

Clientes IBD

  • [escolha um país]
  • buscar

Insumos Aprovados

  • buscar
Endereço: Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP: 18.602.150 – Botucatu - SP

(14) 3811-9800

© Copyright - A publicação ou uso dos textos e imagens contidas nesse site só serão permitidas com a autorização devida do IBD