Notícias

voltar para a home
16 | Novembro

Orgânico

publicado em 16/11/2017

IBD desenvolve Certificação Fair Trade (Comercio Justo - Ético) para produtos


Cada vez mais, os produtos brasileiros têm conquistado o mercado nacional e internacional. Prioriza-se produtos cuja produção é baseada em processos naturais, sem agredir a natureza e socialmente justos.

 

A certificação é a garantia da procedência e da qualidade de um alimento natural ou processado. O agricultor ganha um diferencial de mercado, ao oferecer produtos de melhor qualidade e mais valorizados, estabelecendo uma relação de confiança com o consumidor.

 

Na certificação, produtores e processadores são inspecionados e orientados segundo as normas de produção. O consumidor tem a garantia de um alimento produzido com critérios claros, de controle de qualidade cuja produção respeita o meio ambiente e o trabalhador. Dentre as certificações do IBD Certificações a empresa desenvolveu o Programa Fair Trade (Comércio Justo) aplicável a qualquer tipo de produção seja orgânica ou convencional.

 

A Certificação Fair Trade se aplica a empresas, propriedades e grupos de produtores que visam desencadear um processo interno de desenvolvimento econômico, humano, social e ambiental fomentado por relações comerciais baseadas nos princípios do Comércio Justo.

 

A partir de um diagnóstico inicial que caracteriza a realidade socioambiental da organização, um Comitê Gestor composto pelas partes interessadas e representantes de sua diretoria no empreendimento identifica  e prioriza as principais demandas ambientais e sociais que interferem negativamente nesta realidade, e a partir delas são traçados Planos de Ações visando a melhoria contínua nos aspectos socioambientais (Condições de Vida e de Trabalho, Conservação e Recuperação Ambiental).

 

Os empreendimentos em certificação são auditados com base nos critérios: Críticos (relacionados a algumas Convenções e Acordos Internacionais); Mínimos (relacionados à legislação do país); Progresso (relacionados à promoção do desenvolvimento local voluntário acionado por produtores que resolvem atacar as deficiências conferidas a partir do diagnóstico feito), além daqueles já previstos nas leis nacionais.

 

Estar certificado Fair Trade significa trabalhar concretamente no desenvolvimento socioambiental local onde as melhorias são auditadas e praticar o Comércio Justo. A Diretriz Fair Trade tem como base teórica Convenções da OIT, diversos Protocolos Internacionais como Agenda 21, Programa Pacto Global e Metas do Milênio, além de normas como SA 8000, ISO 14.000 e BS 8800. O IBD é acreditado segundo padrões internacionais normatizados na ISO 17065, garantindo qualidade a todo o processo de certificação.

 

Segundo o gerente de Certificação do IBD Certificações, Jorge Vailati, estar certificado IBD Fair Trade é uma garantia de que os empreendimentos estão engajados em processos que visam o desenvolvimento econômico sustentável, atendendo à demanda de consumidores atentos e conscientes, cada vez mais numerosos em todos os países. “Com o Programa Fair Trade, o IBD deixou de atuar exclusivamente no Brasil e passou a operar certificações em nove países do mundo”, diz.

 

Acesse aqui e conheça mais detalhes.

 

Texto: 4toques comunicação


Eventos

mais eventos

Clientes IBD

  • [escolha um país]
  • buscar

Insumos Aprovados

  • buscar
Endereço: Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP: 18.602.150 – Botucatu - SP

(14) 3811-9800

© Copyright - A publicação ou uso dos textos e imagens contidas nesse site só serão permitidas com a autorização devida do IBD