Notícias

voltar para a home
20 | Setembro

IBD

publicado em 20/09/2017

Plantação de morango orgânico em alta no Interior



Por conta do sucesso no cultivo de morango, já existe o planejamento de ampliar, em pelo menos dez vezes, o tamanho da área de plantio, que hoje conta com cerca de 2 mil metros quadrados ( Fotos: Marcelino Júnior )


São Benedito. Todos os dias, o agricultor japonês Jiro Nagaura, de 80 anos, se mistura aos seus empregados para ajudar na colheita de morangos. É por volta das 6h30, da manhã, que o trabalho começa, na Zona Rural do Município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba. Com cuidado, as frutas vão sendo colhidas dos pêndulos, pela coloração e tamanho; e vão sendo colocadas em caixas para o transporte. Depois, são classificadas, uma a uma, embaladas em bandejas de isopor, pesadas e acondicionadas em um caminhão refrigerado, que parte em direção à Capital, assim como outras frutas, legumes e hortaliças, que fazem da Serra da Ibiapaba, uma região de destaque, quando o assunto é agricultura.

 

Orgânico

 

A produção de morangos do senhor japonês, que veio de seu país, em 1962, para plantar batata inglesa na região Norte do Ceará, se tornou realidade a cerca de um ano e meio. Hoje, mensalmente, cerca de trezentos quilos da fruta seguem para abastecer diversos pontos desse mercado em Fortaleza. Os estados do Piauí, Pernambuco e Maranhão, também já conhecem o sabor dos morangos livres de agrotóxicos cultivados na Ibiapaba pelo seu Jiro, mantendo um fluxo regular de compra. Esse diferencial do agricultor, também experiente na produção de hortaliças tem chamado, cada vez mais, a atenção de novos consumidores, sempre ávidos por produtos livres de adubos químicos, inseticidas ou até mesmo fungicidas.

 

Ampliação

 

Ainda considerado em fase inicial pelo produtor, o certo é que o negócio de frutas orgânicas tem rendido tão bem, que Jiro Nagaura já planeja ampliar, em pelo menos dez vezes, o tamanho da área de plantio, que hoje conta com cerca de 2 mil metros quadrados. E, apesar de ainda manter a produção de hortaliças em plena atividade, o sonho de investir cada vez mais no cultivo de morangos orgânicos tem sido o incentivo, não apenas na busca por ampliação dos espaços de plantio, mas também da variedade de sementes. O morango utilizado na produção atual, por exemplo, vêm do Chile. Mas a busca por adaptações regionais e climáticas, que estejam diretamente relacionadas ao melhor sabor e tamanho dos frutos, têm feito o produtor planejar a utilização futura de sementes vindas da Europa, Japão e América do Norte.

 

Experimentos

 

De acordo com o produtor, "nosso empenho é chegar a um morango cada vez mais doce e maior, em tamanho. Os frutos no Japão têm essas características. As mudas da Holanda também têm chamado minha atenção. Meu desejo é oferecer o morango mais doce do Brasil", revela Jiro Nagura, com toda a sua expertise de vida e de pioneiro na Serra, no cultivo dessa pequena fonte de vitamina C, fibras, ácido fólico e potássio, também rica em antioxidantes e nutrientes que protegem as células do organismo de uma forma geral e aumentam nossa defesa imunológica, garantem as pesquisas científicas. Além do aproveitamento da fruta in natura, a produção da Ibiapaba também foca no mercado de sucos e geleias.

 

Sucesso

 

De acordo com Koji Nagaura, neto do produtor e responsável pela loja de produtos orgânicos instalada em Fortaleza, a presença do selo da Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD) é o que tem garantido, além do excelente sabor, o sucesso do produto entre a fiel clientela.

"As frutas que vendemos vêm direto do campo para a prateleira, com uma rigorosa seleção de qualidade. E essa certificação diz ao consumidor o quanto nossos produtos são 100% livres de agrotóxicos e prontos para o consumo. A expectativa, para 2018, é de chegarmos a uma tonelada de morangos orgânicos comercializados por mês, com esse ritmo de vendas", planeja.

 

Mais informações

 

Nagaura Orgânicos

Contato: 85 3032- 7080

 

Fique por dentro

 

Certificação tem credibilidade internacional

 

A Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), que garante a qualidade de produto orgânico aos morangos da Ibiapaba, é uma organização que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos, instituída em 1991. A certificação IBD tem credibilidade internacional, sendo monitorada por instituições como a International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM ), da Inglaterra; além de conceder a certificação do padrão EUREPGAP, para frutas, hortaliças e animais, para produção de carne. Produtos com certificado IBD são exportados para países com Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, EUA, França, Holanda e Japão. Além de frutas, também são por meio do certificado, café, açúcar, óleos, castanha de caju e palmito.

De acordo com levantamento da Associação, atualmente existem cerca de 700 projetos certificados, ou em processo de certificação, que abrangem todas as regiões do Brasil e alguns países da América Latina, representando pouco mais de 4.500 produtores e 300 mil hectares de área ocupada pelos orgânicos. Entre os grandes produtores e exportadores de produtos agrícolas, que utilizam o importante selo em suas mercadorias, tem sido crescente o número de médios e pequenos agricultores que aderem à certificação, como é o caso do japonês Jiro Nagaura, da Serra da Ibiapaba.

 

Enquete

 

O que acha dos orgânicos?

 

"Acho muito importante o consumo dos orgânicos, até porque existe o cuidado com a saúde. Você pode até gastar um pouco mais, em relação aos produtos comuns, mas os benefícios dos orgânicos são maiores"

 

Maristela Gláucia dos Santos. Jornalista

 

"Sou agricultor desde muito jovem e sei o quanto os produtos com agrotóxicos prejudicam a agricultura. O plantio do morango orgânico, aqui na Serra da Ibiapaba, por exemplo, tem sido uma boa experiência"

 

Francisco Eudes de Oliveira. Agricultor

Fonte: Diario do Nordeste


Eventos

25 | Outubro

Evento

Semana Internacional do Café

28 | Novembro

Cursos e Treinamentos IBD

Curso de Capacitação e Interp. Normas Orgânicas
mais eventos

Clientes IBD

  • [escolha um país]
  • buscar

Insumos Aprovados

  • buscar
Endereço: Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP: 18.602.150 – Botucatu - SP

(14) 3811-9800

© Copyright - A publicação ou uso dos textos e imagens contidas nesse site só serão permitidas com a autorização devida do IBD