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2 | Junho

IBD

publicado em 02/06/2017

Orgânicos: campanha vai informar sobre as obrigações da cadeia produtiva


 

De acordo com o Mapa, o aumento da produção e do consumo desses produtos acontece em ritmo cada vez maior
SF Agro
Garantir a qualidade orgânica é o tema da Campanha Nacional dos Produtos Orgânicos deste ano, iniciada nesta semana pelo Distrito Federal e que se estende até maio do ano que vem.
 
A campanha organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), inclui atividades em todas as unidades da federação, como a realização de feiras, mostras, degustação e encontros. Materiais como vídeos e panfletos serão usados para informar sobre cuidado, direitos e obrigações de produtores, consumidores, processadores e comerciantes de orgânicos.
 
Produção e consumo de alimentos orgânicos
 
De acordo com informações do Mapa, o aumento da produção e do consumo desses produtos acontece em ritmo cada vez maior, em função da consciência e da preocupação da sociedade com a qualidade do que é consumido e com o impacto do processo produtivo sobre o meio ambiente, de acordo com o coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Rogério Dias.
 
Em 2013, o Brasil contava com 6.700 unidades oficiais de produção orgânica e, agora, já são quase 15 mil unidades registradas no Ministério da Agricultura. Embora a produção se estenda por todos os estados, São Paulo e Rio Grande do Sul têm maior concentração.
 
Comissões de Produção Orgânica
 
Para a organização da produção, o Mapa conta com Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nos estados, que coordenam ações de fomento; sugerem adequação de normas e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas. São formadas por 578 entidades públicas e privadas. De acordo com Rogério Dias, “com essa rede, abrimos espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”.
 
Uma vez que o produto resulta de um sistema orgânico de produção, para garantir qualidade são necessários procedimentos que possibilitam a identificação e a rastreabilidade do campo até a mesa.
 
O objetivo da campanha em todas as unidades da federação com atividades durante uma semana é também contribuir para evitar fraudes e para garantir qualidade dos produtos. O Ministério da Agricultura junto com parceiros em todas as esferas de governo realiza, por isso, essa iniciativa de difundir informações.
 
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