Notícias

voltar para a home
2 | Março

IBD

publicado em 02/03/2017

IBD realiza auditorias para a certificação Rainforest Alliance


Com um mercado cada vez mais exigente, a sustentabilidade não é apenas uma onda passageira, mas sim uma realidade e uma tendência crescente. Com isso, as certificadoras são as principais responsáveis por levantar a bandeira da sustentabilidade e trabalhar junto aos produtores.

 

A Rainforest Alliance é uma organização fundada em 1987, que tem o compromisso de preservar os ecossistemas e a biodiversidade por meio de projetos ambientais junto a empresas, comunidades locais e proprietários de terras.

 

A norma para uso do selo Rainforest Alliance Certified™ foi desenvolvida pela Rede de Agricultura Sustentável com o objetivo de definir práticas agrícolas corretas, que causem menos impacto à saúde dos consumidores, assim como estabelecer normas para gestão do meio ambiente e dos trabalhadores envolvidos com a atividade produtiva.

No Brasil, são mais de 2 mil certificados.  No mundo, há cerca de 3,4 milhões certificados, presentes em 45 países, certificando mais de 100 culturas diferentes e a produção de gado.

 

O IBD Certificações foi autorizado a realizar auditorias de certificação pela Secretaria da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) no escopo da Rainforest Alliance desde novembro de 2014. Atualmente, 36 clientes do IBD já possuem essa certificação, que garante que a propriedade rural cumpra com todos os requisitos de sustentabilidade com reconhecimento internacional.

 

O gestor de processos e projetos do IBD Certificações, Eduardo A. Norkus explica sobre a Rainforest Alliance. “Esta certificação visa contribuir para a preservação da biodiversidade, tendo como base a certificação, treinamento, capacitação dos trabalhadores e o incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas ambientais”, diz.

“Nosso trabalho está trazendo benefícios reais e mensuráveis para as florestas, comunidades e animais selvagens no Brasil. São 1.235.656 fazendas utilizando certificadas e utilizando o padrão Rainforest Alliance. Hoje, o padrão Rainforest Alliance é projetado para proteger ecossistemas, trabalhadores e comunidades locais”, conclui Eduardo.

 

Eduardo comenta também que sempre é realizado aos colaboradores um treinamento em saúde e segurança no trabalho, boas práticas agrícolas, garantia do pagamento dos direitos trabalhistas e manutenção no meio ambiente.

 

 

De forma geral, a certificação é um estímulo para os produtores que querem produzir de forma responsável ambiental e socialmente, uma vez que agrega valor ao produto certificado.

 

Para realizar essa certificação, o produtor rural ou indústria processadora deverá implementar os requisitos das normas da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e solicitar uma proposta comercial ao IBD certificação, que após seu aceite, agenda uma auditoria de certificação. “O IBD verifica a implementação da norma e concede ou não a certificação e o direito de uso do Selo Rainforest AllianceTM”, conclui.

 

Mais informações: 

Eduardo A. Norkus (14)3811-9800. (14) 99136-2640 

eduardo@ibd.com.br                 

 

Daniela Paiva

F(14) 3811-9800 daniela@ibd.com.br

 

IBD Certificações Ltda

www.ibd.com.br

R. Amando de Barros, 2275 - Centro, Botucatu – SP

Telefone: (14) 3811-9800


Eventos

25 | Outubro

Evento

Semana Internacional do Café
mais eventos

Clientes Certificados

  • [escolha um país]
  • buscar

Insumos Aprovados

  • buscar
Endereço: Rua Amando de Barros, 2275 - Centro - CEP: 18.602.150 – Botucatu - SP

(14) 3811-9800

© Copyright - A publicação ou uso dos textos e imagens contidas nesse site só serão permitidas com a autorização devida do IBD